Diagnóstico

Diagnóstico de refluxo

Se você tem apresentado sintomas de refluxo há muito tempo, seu médico pode recomendar que você se submeta a alguns exames diagnósticos, a fim de determinar se sua condição precisa ou não ser tratada e qual a melhor escolha de tratamento. Geralmente, estes exames incluem endoscopia digestiva alta, manometria esofágica convencional ou de alta resolução, pHmetria esofágica de 24 horas ou  phmetria sem cateter de 96 hs e Rx de esôfago com bário.

 

Em alguns casos, outros exames diagnósticos, como testes respiratórios, cintilografia gástrica ou exames de ressonância magnética, são necessários para determinar se os seus sintomas são causados pela doença do refluxo.

Endoscopia Digestiva Alta

A endoscopia digestiva alta é usada para examinar a parede do esôfago e estômago com uma pequena câmera, retirando amostras de tecidos, caso necessário.

A presença de sinais

característicos de inflamação

pode indicar que há doença

do refluxo. Essa inflamação

é chamada Esofagite e

se não tratada é

progressiva.

Manometria esofágica

A manometria esofágica mede a pressão e função do Esfíncter Esofágico Inferior e do esôfago como um todo. Em alguns casos, os sintomas de refluxo são causados por um transtorno nos movimentos do corpo do esôfago e em geral existe alguma disfunção neste Esfincter.

Estas anomalias podem ser detectadas pela medição da pressão ao longo de seu esôfago durante a Manometria.

A Manometria de Alta Resolução é um moderno exame que nos permite avaliar com muito mais precisão a função do esôfago.

pHmetria

A pHmetria esofágica é usada para medir a quantidade de ácido em seu esôfago em um período de 24 a 96 horas. Um exame de pH de 24 horas pode determinar, de modo objetivo se há uma quantidade anormal de ácido e a existência da doença do refluxo. É o principal exame diagnostico de refluxo ácido. Pode detectar inclusive se o ácido chega até a região do pescoço sendo responsável por sintomas respiratórios do refluxo como tosse crônica, pigarro, falta de ar, broncoespasmo, etc.

A phmetria sem cateter tem a vantagem de medir a acidez por 4 dias consecutivos, sendo por isso mais sensível, e não gerar o desconforto que o cateter produz.

Raio-X de Esôfago

com bário

É realizado através da deglutição do meio de contraste em forma de bebida e observação da passagem deste conteúdo através de seu esôfago em um aparelho de raio-x. Permite melhor visualização de algumas partes do esôfago que são difíceis de serem observadas por outros métodos. Isto pode ser usado para detectar anomalias na capacidade de deglutição, para avaliar o esvaziamento do esôfago e presença de Hérnias Hiatais, que são uma das principais causas da DRGE.

Av. Cristóvão Colombo, 3060 - Porto Alegre - RS 

 51  3028 1020  |  51  3028 1828  |  51 3325 3060  |  51 3012 8866

  • Facebook - Black Circle